Interações acontecem semanalmente com professores renomados que ensinam diversos ritmos
A proximidade do carnaval aquece um mercado que contribui e muito para a folia: o de aulas de samba que, desde a pandemia, tomaram ainda mais força por conta do formato online. Atuando neste mercado, o “International Samba Congress” possibilita que pessoas de todo o mundo possam, durante todo o ano, estar em contato om professores brasileiros e aprender, não somente o samba no pé, quanto diversos ritmos brasileiros, conforme explica Ana Laidley, idealizadora do projeto que, uma vez ao ano, faz seu encontro presencial.
“O International Samba Congress nasceu com o intuito de promover a nossa cultura e tornar os nossos ritmos passíveis de aprendizado por qualquer pessoa em todas as partes do mundo. Somos uma plataforma interativa com assinantes que podem acessar o conteúdo quando quiserem, praticar quantas vezes forem necessárias e o melhor, se prepararem para o evento físico que acontece uma vez por ano”, diz a psicóloga brasileira, radicada nos Estados Unidos há mais de duas décadas e que usa o samba como forma de terapia alternativa no tratamento de doenças como a depressão e ansiedade.
Segundo Ana, o importante mesmo é movimentar-se. “Não importa se você é dançarino profissional ou não, o que vale é mexer o corpo e isto é um processo de cura de dentro para fora. A dança faz com quem você se expresse, coloque para a fora suas dores e seus prazeres e, quando você passa por este processo de autoconhecimento, tudo passa a fluir melhor. Sem contar que é uma maneira muito agradável de exercitar-se “, conta.
Sempre diversificada, a agenda do ISC reunira gafieira, samba no pé e samba afro no mês de janeiro. Para saber mais detalhes de como inscrever-se no projeto e ter acesso a todas as aulas, basta acessar o site oficial : www.internationalsambacongress.org
14 de Janeiro – Luli Caroline – Irá ensinar como improvisar no Samba no Pé
21 de Janeiro –Luana Bandeira irá resgatar o samba afro, que é sua identidade, trazendo o samba de roda, samba no pé das passistas antigas de comunidades e toda parte rítmica que faz o corpo dançar.
28 de Janeiro – Lohan Rodrigues – Irá trabalhar o Samba no pé e suas firulas flutuantes.