Projeto Cultural elege Miss Brasil e Misses Rio de Janeiro 2022 

Bandeira Beleza com propósito é lançada em noite de gala Projeto Cultural elege Miss Brasil e Misses Rio de Janeiro 2022

Bandeira Beleza com propósito é lançada em noite de gala Projeto Cultural elege Miss Brasil e Misses Rio de Janeiro 2022 Ontem, dia 15 de julho, às 20 horas aconteceu a final do concurso de Beleza com Propósito que elegeu Michelle Rodrigues, 28 anos como a primeira Miss Brasil do projeto que foi aprovado pela lei de incentivo e entra na história de concursos de beleza pela proposta de imersão do alto conhecimento e da descoberta de valores pessoais e profissionais, além do empoderamento feminino. A noite começou com apresentação de dança realizada pelas candidatas, depois a festa continuou com a música do cantor Thiago Lima. Para incendiar, as candidatas ainda seguiram com as apresentações de traje de banho e gala. Para compor as apresentações teve escola de samba Guerreiro tricolores com o casal de porta-bandeira e mestre sala.

O ponto alto do evento foi a dinâmica de perguntas e respostas que as candidatas participaram. “Um evento que reúne beleza, empoderamento e principalmente a representatividade das meninas e mulheres. A gente busca o melhor de cada uma e faz elas acreditarem em seus potenciais,” revela a curadora do Beleza com propósito, Tatiana Musse.

Além da Miss Brasil, ainda foram eleitas as Misses Rio de Janeiro 2022 que são elas: Miss Adulta, Heloisa Lessa (São Pedro da Aldeia), Miss Juvenil, Lídia Pançardes (Resende), Miss Teen, Thainá Gonçalves (Barra Mansa), Miss Pré Teen Erika Fialho (Volta Redonda), Miss Mini, Vitória Lopes (Arraial do Cabo) e Miss baby, Toia Constantino (São Pedro da Aldeia).

O grande destaque da noite foi a vencedora da categoria adulta, representante da cidade de São Pedro da Aldeia, que além do título principal ganhou o melhor traje típico. A bela confeccionou o próprio traje. “Fui incentivada pela minha vó, que era pescadora, ela fez a minha inscrição para o concurso Municipal. No meio desse percurso infelizmente minha querida avó veio a falecer. Sempre foi apoiada por muitos familiares que não me deixaram desistir e no ano seguinte, 2019, fiz minha inscrição novamente e dessa vez a dedicação nas aulas aumentou ainda mais e fui me destacando e foi eleita Musa São Pedro. Hoje só me dá a certeza de que estou no caminho certo. Meu traje típico traz toda a cultura pesqueira de são Pedro e é uma homenagem a minha saudosa e amada avó,” diz Heloisa Lessa.


O diretor geral do projeto, Júlio Maia, ressaltou a importância da preparação das participantes. “Elas ficam três dias confinadas e com muitas tarefas. Entre elas a prova de talento, traje típico, entrevista, projeto social, dinâmica e muitas rodas de conversas e trocas entre todas as participantes. É de extrema importância citar que as menores de idade são acompanhadas pelas mães ou responsáveis e também participam de muitas dinâmicas e palestras.”

A Miss Brasil Beleza com Propósito, Michele Rodrigues, fala da sua emoção de representar esse projeto. “Ser Miss é ter representatividade, ser Miss do Beleza com Propósito é você inspirar meninas e mulheres. Encorajar, inspirar e provar que podemos e devemos ser voz no nosso estado. Eu quero e vou fazer a diferença na vida das pessoas. E é isso que nossa bandeira quer fazer.”

Uma das mais emocionadas foi a vencedora da categoria adulta, Heloisa Lessa. “Estou realmente emocionada, ganhar por unanimidade e poder representar o Rio de Janeiro 2022 nessa bandeira que tanto me representa é mágico e único. Felicidade total,” finalizou.

Quem estava só alegria foi a mãe da Toia Constantino, Day Constantino, que ganhou o título na categoria baby. “Estou muito feliz, pois minha filha ganhou o título e minha outra filha, Rabechy, levou melhor talento da temporada. O concurso resgata a autoestima das meninas e criamos um grupo de apoio e de descobertas. Tudo perfeito,”

O projeto consiste na realização de uma itinerância do concurso chamado “Beleza com Propósito”, que escolhe crianças e jovens para representar o estado do RJ em concursos maiores como o Miss RJ e o Miss Brasil. Hoje entende-se que a beleza ganha maior expressão quando associada à consciência social e ao conhecimento. Este é o propósito do projeto, fazer com que esses jovens despertem novos sentidos para a beleza, refletindo sobre seu papel no mundo e o poder de suas escolhas. Em cada local de realização, o projeto estabelece uma produção de dois meses para realizar as seguintes quatro ações: (1) formação dos alunos, com aulas de expressão corporal, oratória, dança, teatro passarela, dinâmicas comportamentais, fotografia, postura e etiqueta, redes sociais, maquiagem para a cena e História. No caso da oficina de História, ela tem o foco de falar sobre o próprio município, destacando seus pontos culturais-turísticos; (2) realização de uma ação sociocultural pelo grupo e/ou um passeio cultural do grupo na cidade; (3) apresentação dos talentos individuais com júri técnico para performance; e (4) evento final. Pretende-se realizar a itinerância por 12 municípios fluminenses: Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí, Paraty, Cabo Frio, São Pedro, Araruama, Iguaba, Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo e Rio das Ostras, ao longo do período de 8 meses, em 2022. Em cada município o projeto acontece em uma sede parceira, geralmente um centro cultural ou teatro da cidade. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.