Revista Portfolio no instagram alcança o terceiro lugar do país do segmento revista de famosos e celebridades

Entre os diferenciais está a publicação imediata dos fatos e a maior cobertura doCarnaval do Brasil nas redes sociais. Criada em 1986 pelo jornalista Luiz Alberto Barcellos e o fotógrafo Giovanni Albino, em Vitória, Espírito Santo, a Revista Portfolio foi o principal canal por quase três décadas para saber quem é quem em terras capixabas. Em suas páginas sempre estiveram os principais eventos sociais e corporativos do estado, além de reportagens especiais e entrevistas com personalidades de destaque dos mais variados segmentos.

Giovanni Albino e Luiz alberto Barcellos, editores da Revista Portfolio (1)

Nesse período, além do crescimento como publicação impressa, a Portfolio sempre esteve na vanguarda gráfica e de design o que a colocou numa referência de qualidade nacional, apesar de ser regional. Em paralelo, também, veio o reconhecimento pelo trabalho através de honrarias, homenagens e comendas aos editores pelas Câmaras Municipais de Vitória e Vila Velha e pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Devido à proximidade com Rio de Janeiro, a Revista Portfolio teve sua circulação estendida à personalidades da sociedade carioca e formadores de opinião e logo os eventos mais concorridos do Rio também passaram a ser publicados, inclusive, com ícones da sociedade como Carmem Mayrink Veiga, o maior playboy do Brasil Jorginho Guinle, Angela Fragoso Pires e tantos outros estampando a capa. Esse movimento foi ficando cada vez mais intenso e virou uma constante para os editores estarem em
Vitória e no Rio de Janeiro.
Em 2014, Luiz Alberto e Giovanni começaram a planejar a migração do impresso para o on line com a atualização do site, anteriormente só uma galeria de fotos dos eventos, criação do Blog do LA e dos perfis e páginas no Facebook e Instagram, com publicação compartilhada dos eventos que eram reportados, principalmente, na capital capixaba. Foi o início de uma grande virada. Em dezembro de 2015 foi agregado ao editorial o conteúdo nacional através da parceria com a agência de fotografia Brazil
News e, devido ao grande volume de material, o principal canal de saída foi o perfil do instagram, já que as postagens passaram a ser instantâneas, o que não era possível na revista impressa. O resultado foi imediato e começaram a chegar novos seguidores de todo o país. O Carnaval de 2016 foi um divisor de águas. No período, o perfil quadriplicou seu número de seguidores e tornou-se visível para os famosos ecelebridades do Brasil.
A ética e o respeito em tudo o que é publicado no instagram, já que 100% das publicações são feitas pelos próprios editores, é um grande diferencial e fez o perfil tornar-se referência no meio artístico, atraindo cada vez mais um número maior de seguidores do segmento.

Em março de 2016, uma nova parceria, com a agência de fotografia AgNews, do então fotógrafo e Ceo Francisco Silva, fez o conteúdo de famosos e celebridades ampliar ainda mais, agregando além dos eventos, fotos de paparazzi no Rio de Janeiro e São Paulo. Com toda essa dinâmica on line, a versão impressa começou a se mostrar obsoleta e em meados de 2017 foi encerrada.

Com a dedicação integral à versão on line e ao Instagram, a Revista Portfolio cresceu sistematicamente. Com as experiências dos Carnavais de 2016 e 2017, foi lançado em 2018 o projeto “Revista PORTFOLIO no Carnaval”. “Desde este ano, o perfil é o responsável pela maior cobertura do Carnaval do Brasil. São mais de 30 profissionais que acompanham desde os primeiros movimentos e eventos para o ano seguinte até o final de semana dos desfiles das campeãs do Rio e São Paulo e o encontro dos trios em
Salvador. Ainda passamos por Recife. São mais de 500 fotos publicadas a cada ano!”,
comenta Giovanni Albino, um dos editores.  
Sendo a presença cada vez maior na web, os editores planejaram para o ano de 2020 a mudança da editoria da revista para São Paulo, já que as idas e vindas de Vitória para a capital paulista haviam se tornado corriqueiras. No entanto, veio a pandemia e o projeto precisou ser adiado. Foi nesse período, que a PORTFOLIO deu um novo salto.
Se de um lado não haviam mais eventos, de outro havia a necessidade de ampliar o conteúdo. E assim, começou uma nova fase com as entrevistas especiais e capas digitais. “De uma hora para outra ficamos sem muito o que fazer e veio então a ideia de reeditarmos, agora digital, o maior sucesso da revista impressa que eram as capas. Começamos em maio de 2021 com uma capa aos domingos e não paramos mais. Logo ampliamos para capas às quintas e depois às terças também. A pandemia nos deu a oportunidade de entrevistarmos os artistas e famosos através de chamadas de vídeo.
Nos reinventamos e, mais uma vez, a PORTFOLIO cresceu”, comenta Luiz Alberto, um
dos editores.
E cresceu mesmo. Nomes como Paolla Oliveira, Vanessa Giácomo, Giovanna Lancellotti, Regiane Alves, o cineasta Edu Felistoque, a atrizes mexicanas Maitê Perroni e Florinda Meza, os cantores Dilsinho e Paulo Ricardo, Banda Jota Quest, a escritora Thalita Rebouças, o carnavalesco Milton Cunha são apenas alguns dos nomes que estamparam as mais de 210 capas on line já publicadas. Mesmo com a editoria, atualmente, estar em São Paulo, as entrevistas continuam sendo gravadas on
line o que permite uma flexibilidade do agendamento com os entrevistados onde quer
que estejam.
Todo esse prestigio e sucesso é revelado em números. Atualmente, o instagram
@revistaportfolio tem 2,5 milhões de seguidores com média de 11 milhões de contas alcançadas no mês e mais de 30 milhões de visualizações totais no período, posicionando-o como o terceiro do país do segmento revista de famosos e celebridades. À frente, somente a Revista Caras e Revista Quem.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *